quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

DIFERENÇAS, BENEFÍCIOS E APLICAÇÕES DE CADA TIPO DE VIDRO

                                                           VIDRO TEMPERADO:



O QUE É VIDRO TEMPERADO?
O vidro temperado passa por um processo especial de aquecimento (aproximadamente 700 graus), seguido, por um brusco resfriamento, que o transforma em um material extremamente forte, aos choques mecânicos e térmicos, conservando as características de transmissão luminosa, de aparência e de composição química. 
 
 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Possui uma resistência de cerca de quatro vezes à do vidro comum, devido a um conjunto de esforços de tração e compressão gerados em seu interior pela têmpera, alem de maior segurança, pois ao romper-se apresenta fragmentos de pequenas dimensões e com arestas menos cortantes, reduzindo o risco de acidente grave. Através de luz polarizada ou condições de luz natural difusa, pode ser observada uma malha no vidro causada pelas tensões internas. Depois de temperado, o vidro não permite novos cortes, recortes e furos, apenas operações leves e Desenhos.

APLICAÇÕES
• Box para banheiro
• Fechamento de loja e residência
• Guarda corpo
• Fachada
• Vitrines
• Portas e janelas em vidro
• Aplicações que exijam resistência 
 
                                                         VIDRO BISOTADO:

O QUE É VIDRO BISOTADO?
O Vidro bisotado é fino e elegante, ideal para ambientes deste estilo, as bordas trabalhadas e chanfradas em angulação formam uma moldura delicada para o vidro. Detalhes como um bisotê de 0,5 cm a 4,0 cm com certeza farão toda a diferença.
Seja para a casa ou para escritórios, o vidro bisotê é um dos mais utilizados na decoração, agrada desde os mais tradicionais, até os mais descolados. O bisotê dá leveza ao espelho e aparência diferenciada de um espelho comum. 
APLICAÇÕES
• Mesas
• Tampos
• Molduras
• Espelhos 
 
                                                          VIDRO REFLETIVO:
 
O QUE É VIDRO REFLETIVO?
Desenvolvido com tecnologia que garante o controle eficiente da intensidade de luz e do calor transmitidos para os ambientes internos, os vidros refletivos, chamados popularmente de espelhados, são grandes aliados do conforto ambiental e da eficiência energética nas edificações.
A transformação do vidro float em refletivo consiste na aplicação de uma camada metalizada numa de suas faces, feita pelos processos pirolítico (on-line) ou de câmara a vácuo (off-line). Pelo sistema on-line, a camada metalizada é pulverizada com óxidos metálicos durante a fabricação do float. No processo off-line, a chapa de vidro passa por uma câmara mantida a vácuo, na qual recebe a deposição de átomos de metal sobre uma de suas faces.
O vidro refletivo pode ser laminado, insulado, serigrafado ou temperado. Porém, são necessários alguns cuidados em situações especiais: os vidros que passam pelo processo a vácuo não podem ser temperados e o processo de serigrafia deve ser feito antes do depósito dos óxidos. Os refletivos pirolíticos podem ser temperados e serigrafados após o processo de pirólise (decomposição pelo calor).
BENEFÍCIOS
As vantagens são muitas: performances diferenciadas para controle solar em relação à transmissão e à reflexão de luz e calor, além de baixos coeficientes de sombreamento; redução em até 80% da passagem de calor por radiação solar para o interior do ambiente, garantindo, assim, excelente isolamento térmico; barreira contra os raios ultravioleta (UV) – quando laminado –; economia de consumo de energia elétrica pela diminuição do uso do ar-condicionado, conseqüência do controle térmico que o vidro proporciona; controle da luminosidade incidente no vidro: sensação de conforto ao usuário e racionalização no uso da luz elétrica.
APLICAÇÕES
• Box para banheiro
• Fachadas de edifícios residenciais e comerciais
• Coberturas
• Portas
• Janelas
• Sacadas de edifícios e casas
 
                                                          
                                                            VIDRO MODELADO:

O QUE É VIDRO MODELADO?
O Vidro Modelado é feito à partir de molde entregue pelo cliente, normalmente é baseado em curvas e dá um toque todo especial à ambientes que exigem uma decoração mais arranjada. 
 
                                                             VIDRO LAMINADO:
 
O QUE É VIDRO LAMINADO?
O laminado é um vidro de segurança composto de duas ou mais lâminas de vidro fortemente interligadas, sob calor e pressão, por uma ou mais camadas de polivinil butiral (PVB) ou resina.
Os vidros laminados podem ser fabricados com uma infinidade de cores. Estas variam de acordo com a combinação das cores dos vidros, o número de películas de PVB e as cores dessas películas ou resinas.
BENEFÍCIOS DO VIDRO LAMINADO
Em caso de quebra da placalaminada, os cacos permanecem presos. Com a aplicação do laminado, eventuais ferimentos são evitados. Conforme a necessidade da proteção – segurança de pessoas e/ou de bens patrimoniais – o laminado pode resistir a diferentes níveis de impacto e ataques por vandalismo.
Além de segurança, a laminação confere ao vidro função termoacústica. O conforto acústico se dá em função da espessura da camada intermediária (PVB ou resina). Quando produzidos com placas de vidro de controle solar, os vidros laminados tornam-se eficientes para manter o conforto térmico. A família dos vidros para controle solar empregados nos projetos arquitetônicos é formada por refletivo e low-e (baixo emissivo).
APLICAÇÕES
• Box para banheiro
• Divisórias
• Portas
• Janelas
• Clarabóias
• Pára-brisas de carro
• Vitrinas, sacadas
• Guarda-corpos
• Fachadas
• Coberturas 
 
                                                            VIDRO SERIGRAFADO:
 
O QUE É VIDRO SERIGRAFADO?
No processo de fabricação do vidro serigrafado ou pintado a quente, a imagem que se deseja aplicar ao vidro é gravada em uma tela de poliéster e transferida para a peça de vidro, por meio de emissão luminosa. Esse processo lembra o de revelação fotográfica. A tinta que se aplica ao vidro é o esmalte cerâmico, também conhecido como esmalte vitrificável. O produto é uma combinação de frita (elemento vítreo) e pigmentos inorgânicos à base de óxidos, estabilizados em alta temperatura. Por se tratar de uma composição vítrea, o esmalte segue as propriedades do vidro. Após a aplicação do esmalte cerâmico, o float passa pela têmpera e é submetido a tratamento térmico. Depois de fundida a mais de 560 graus, a tinta adere à peça, resultando uma impressão com grande resistência a riscos e manchas de gordura. Portanto, o vidro float torna-se serigrafado e temperado, sendo mais resistente que o comum.
Alguns tipos de vidro refletivo podem ser serigrafados, desde que a metalização resista à têmpera, proporcionando ganhos em controle solar. Quando aplicados em situações que exijam segurança, como fachadas, coberturas, escadas e guarda-corpos, a norma indica que os serigrafados devem ser laminados.
BENEFÍCIOS DO VIDRO SERIGRAFADO
O serigrafado tem funções que vão além da decorativa. Nos automóveis, age no bloqueio de raios solares (ultravioleta e infravermelho) que causam perda de aderência da cola utilizada na fixação dos vidros. Ou seja, é um instrumento de segurança. Na linha branca, é utilizado principalmente em fornos elétricos e de microondas, protegendo e escondendo a lã térmica que mantém o calor interno. A serigrafia é também utilizada para encobrir pontos de cola e peças internas de alguns produtos. As caracterísicas de transparência e translucidez, obtidas a partir de cores e desenhos aplicados, resultam em proteção de 0% a 100% de cobertura da superfície do vidro, constituindo opção de sombreamento em fachadas e coberturas.
APLICAÇÕES
• Com várias opções de cor e desenho, são infinitas as possibilidades para a criação e aplicação do serigrafado. Empregados com freqüência em produtos de linha branca e automotivos, o vidro também é utilizado na indústria moveleira e construção civil (ambientes interiores e fachadas de edifícios). 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário